sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Besouro-Joia Gigante em São Paulo

Olá César!
Encontrei esse lindo besouro de cor verde-metálica na praia do costão em Peruíbe - SP. A vegetação predominante no local é de mata atlântica (reserva da Juréia), porém o inseto foi fotografado em um rochedo próximo da faixa de areia.
Você consegue identifica-lo? A espécie é muito bonita!
Abraço.
Henrique de São Paulo, capital.
Henrique, eu acredito que você registrou um belo exemplar de Euchroma gigantea (ou E. giganteus; Buprestidae: Chrysochroinae). Como o próprio nome científico sugere, o bicho é colorido e gigante, as fêmeas têm cerca de 8 cm e se apresentam em diversas cores diferentes.

Apesar de muito bonitos, estes bichos são considerados pragas de grande importância, as larvas comem as raízes das árvores por dentro até o tronco, deixando-as ocas. Sem sustentação, as árvores caem facilmente. Neste blog, há um registro do estrago causado por estes bichinhos e você pode ler mais sobre sua biologia neste documento.

Buprestídeos são comumente chamados besouros-joia (algumas tribos indígenas literalmente confeccionavam joias com eles) e no rodapé do blog citado, há um comentário registrando o nome comum "mãe-de-sol".

Nenhum comentário:

Postar um comentário