sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Aranhas de Telhado em São Paulo

Olá César!
Encontramos essa espécie de aranha no sítio de uma parente minha em embu-guaçu SP, e queria saber se esta espécie é venenosa pelo fato do tamanho dela assustar um pouco Rs
Ela mede aparentemente uns 5cm e coloca seus ovinhos entre a parede e o teto. Queria informações pois estamos preocupados em ser uma especie venenosa, além dessa, encontramos uma "aranha gigante" em outra parede que identifiquei pelo seu site também e vi que é inofensiva!
Me ajude, pois não queremos mata-las sem saber se é perigosa ou inofensiva.
Obrigada
Andreza Lima de Cotia, São Paulo.

Esta aranha foi encontrada na região de Ibiúna - São Paulo. Ela monta suas teias nos cantos dos telhados. Existe uma concentração muito grande delas em casa. As maiores atingem cerca de 10cm (contando as pernas).
Obrigado
André Vitale de São Bernardo do Campo, São Paulo.
     Andreza e André, permitam-me juntar mais dois pedidos em um. Ambas as aranhas são fêmeas de aranhas-gigantes  ou aranhas-de-telhado Nephilengys cruentata (Nephilidae), espécie originária da África, campeã de pedidos de identificação no Insetologia e que não representa perigo.
      Andreza, embora me pareça que eu não cheguei a publicar, esta não foi a primeira vez que me disseram ter fotografado uma N. cruentata e uma outra aranha diferente, sendo as duas a mesma espécie. Estas aranhas apresentam grande variação de coloração além de, o mesmo bicho, ir escurecendo conforme a idade. O dr. Antonio me disse também que, não se sabe por quê, as aranhas do litoral costumam ser mais escuras que as outras, mas a resposta me parece óbvia, elas devem gostar de pegar uma corzinha na praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário