sábado, 31 de agosto de 2013

Viúva-Marrom no Ceará

A mesma foi encontrada entre o suporte da pia do panheiro e a parede em sua teia, não me recordo de tê-la vista durante o dia, mas com frequência a noite...
Steffano de Quixeramobim, Ceará. 
     Steffano, é curioso receber agora a primeira imagem da viúva-marrom Latrodectus geometricus (Theridiidae) na mesma semana em que falei sobre ela por causa de uma aranha semelhante. Estas aranhas não são agressivas, são até conhecidas por se defenderem fingindo de morta, mas devem ser tratadas com extremo cuidado e não devem de modo algum mantidas dentro de casa, pois se trata de uma aranha de veneno potente. Recomendo também procurar e eliminar as teias, pois podem conter os ovos. Bata bem os calçados e sacuda as roupas. O efeito do veneno é neurotóxico e a dor é intensa, você pode ter mais informações AQUI. Em caso de acidente, procure o socorro médico mais próximo, levando se possível consigo o animal.
     Repito que ela não é um animal agressivo e, como toda aranha, este é um bicho benéfico, que se alimenta de bichinhos que podem até incomodar mais. Ela só pica quando sente não haver outra chance pra ela, devolver aranhas à natureza sempre que possível é uma atitude apreciada.

Esperança no Ceará

Boa tarde Cesar Crash!!!
Tirei essas fotos no início desse mês de agosto, não sei nada sobre esse inseto.
Essas fotos foram tiradas em uma casa de praia.
Gosto muito de fotografar insetos, porem pouco sei sobre eles.
Desde já agradeço pl ajuda na identificação.
Naza Mendes de Fortaleza, Ceará.

      Naza, o bicho é certamente Orthoptera: Ensifera, fêmea, mas além disso estou confuso. Eu acredito que seja uma esperança da família Tettigoniidae e eu gostaria muito de ter uma visão lateral dela. Na melhor das minhas apostas ela é Pseudophyllinae:  Platyphyllini, que até parece comum estas antenas retinhas pra frente neste grupo.

Naza: Boa noite!!!
Cesar Crash, muito obrigada, estarei sempre por aqui em busca de ajuda!!!
As fotos da esperança eu as tirei quase todas iguais!!!

Aranha-Formiga em Sergipe

Caro Cesar,
Encontrei esse pequeno inseto em casa. Seria mimetismo de formiga ou aranha?
Floriano Santos Fonseca de Lagarto, Sergipe.
Floriano, sem dúvida aqui, o mimetismo é de formiga, e o bicho se parece também com uma aranha, pois de fato ele é uma, note que do lado esquerdo ele possui quatro pernas, do direito, a terceira está mutilada.

Eu ia te dar uma identificação confiante na família Corinnidae, mas encontrei umas Salticidae com abdome muito parecido e inclusive com o amarelo nas pernas. Não me parece ser, mas acho que não é difícil tirar a dúvida, o bichinho andava pulando?

Floriano: Caro Cesar,
Não notei ela pulando. Mas correndo pela parede.

Cesar: Matou a xarada. Aranhas Salticidae: Aranhas-saltadeiras, Aranhas Corinnidae: Aranhas-corredeiras.

Vespas Parasitas em São Paulo e Minas Gerais

Oi César! Envio hoje a foto de duas vespas. A primeira (fotos 1 e 2), fotografada em Ouro Branco-MG (assustadora!) e a segunda em Altinópolis-SP (foto 3).
Tami de Altinópolis, São Paulo.
     Tami, sem dúvidas a primeira vespa é assustadora, em especial se você é uma aranha grande. Eu encontrei imagens que combinam perfeitamente com as suas identificadas como Tachypompilus banksi (Pompilidae: Pompilinae: Pompilini), vespas que caçam aranhas (especialmente aranhas-lobo, mas também caranguejo-gigantes, por exemplo), as paralisam e as levam para sua toca ainda vivas onde servirão de alimento para sua larva. Cavalos-do-cão é um nome comum, me parece que mais usados pra Pepsinae, mas acho que podemos estender à toda a família. Mesmo com a grande semelhança, é melhor confiarmos até o gênero Tachypompilus.
     A segunda também é vespa parasita, mas uma delgada da família Ichneumonidae que são mais benéficas pois costumam parasitar insetos, geralmente estados larvais (podem parasitar também aranhas e insetos adultos, varia de espécie para espécie). Aranhas de um modo geral, são consideradas benéficas. Não pude ir longe na identificação, mas algumas imagens em Paraguay (figs. 06 e 11) são muito semelhantes. O longo ovipositor indica se tratar de uma fêmea.

Tami: Muito obrigada pela identificação César!!! Essa primeira tirei a foto de longe pq quando me aproximava ela erguia o corpo como quem ia atacar...rs! Achei legal ela ter feito uma toca num tijolo de barro, havia outras iguais a essa por perto, todas com tocas próximas. Deu até dó da aranha na foto do link...rs! A segunda aparece de vez em quando no quintal de casa. É bom saber que, além de ser bonitinha, é benéfica também...rs!!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Escaravelho Festivo no Ceará

Apareceu esse bichinho super atraente na tela da minha varanda de cor verde metálico com listras douradas. Você pode dizer de quem se trata. Obrigada.
Martha de Fortaleza, Ceará.
     Martha, este bichinho bonito é o besouro Macraspis festiva (Scarabaeidae: Rutelinae). Os besouros da subfamília Rutelinae normalmente se alimentam de folhas e frutos, as larvas de raízes e matéria vegetal em decomposição. Eu tinha falado sobre nome comum pra ele, besouro ou escaravelho-festivo não me parece mal.

Mariposa Emeraldine em São Paulo

Saudações Cesar.
Gostaria de compartilhar com o pessoal do Insetologia esta belíssima mariposa.
É uma Emeraldine Ceroctena amynta (Noctuidae) - fêmea.
Então fechamos o ciclo dela, pois anteriormente ja havia enviado a foto do macho.
Abraços.
Marquinhos.
Marcos Cesar Campis de Morro Agudo, São Paulo.
Fêmea
Macho
     Obrigado, Marquinhos. Estou postando de novo o macho para facilitar a comparação. Só lembrando que aqui ela vai ficar em Ceroctena amynta (Erebidae: Calpinae, ant. Noctuidae).
     Agora o placar ficou três para os homens e um para as mulheres.

"Aranha Feliz" em São Paulo!

Boa tarde Cesar, encontrei essa aranha perto da janela da minha cozinha. Nunca vi um animal como esse por aqui antes e resolvi perguntar o que é exatamente.
Ela foi encontrada e fotografada hoje, 28/08/2013, por volta das 17:00.
A característica mais distintiva dela é esse padrão escuro na parte superior do abdômen bem visível na foto que estou enviando.
Com uma medição meio grosseira estimei que o corpo dela tem pouco mais de 1cm de comprimento e as patas do primeiro par chegam a ~1,5cm.
Gostaria de saber principalmente se é ela é venenosa e se é seguro devolvê-la ao ambiente(no momento ela está presa em uma garrafa de plástico vazia). Grato.
ps.: se julgar necessário, posso conseguir algumas fotos com uma câmera um pouco melhor.
Mathias de São Paulo, capital.
    Mathias, quando vi a miniatura da imagem eu achei que realmente se tratava de uma aranha-viúva bem venenosa (que da mesma forma eu diria pra soltar). Esta é uma aranha caranguejo da família Thomisidae e eu acredito que seja uma Misumenops sp.. Achei muito interessante este exemplar por que eu vejo a mesma carinha feliz da aranha-caranguejo da Márcia, porém a sua tem apenas os traços, parece um desenho para colorir.
     Sempre repito que praticamente toda aranha é venenosa, o que acontece é que o veneno é insignificante para humanos. O ideal é soltá-la em algum jardim ou arbusto em um ambiente natural, esta não é uma aranha caseira e gosta de caçar de emboscada na vegetação.

Gorgulho da Videira no Rio de Janeiro

Boa noite.
Recentemente encontrei este bicho na minha residência e fui informado que se tratava de um barbeiro.
Estava sobre uma bancada no meu quarto, próximo ao meu braço.
Desconfio ter sido picado por ele mas na minha cidade ( São José do Vale do Rio Preto, RJ) não sei aonde ir ou o que fazer.
Capturei o animal e coloquei-o em um pote com furos na tampa. Ele ainda está vivo, tem umas duas semanas.
Envio algumas imagens dele em anexo.
Também fiz um curto vídeo dele.
Como devo proceder agora?
Cordialmente,
Robert de São José do Vale do Rio Preto, Rio de Janeiro.
Robert, o melhor procedimento agora, na minha opinião, seria soltar este bichinho inofensivo e permitir que ele continue vivendo sua breve vida. Barbeiros são percevejos triatomíneos, este é um besouro Curculionidae: Entiminae e eu creio que pude identificá-lo corretamente como Compsus niveus (Eustylini). Eu acho altamente improvável que este gorgulho tenha te picado. Insetos do Brasil pág. 66 (num 67) informa que estes gorgulhos são conhecidos como pragas na cultura da uva no Rio de Janeiro e na Bahia.

Tenho aqui vários pedidos pendentes, mas assim que abri os pedidos hoje, achei conveniente passar o seu na frente, pela sua preocupação em ter sido picado por um barbeiro e para que, se não tiver uma plantação de videiras, possa haver tolerância com o pobrezinho. Eu recomendo esta postagem de Ramon Lamar para o reconhecimento dos barbeiros.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Possível Casulo de Mariposa em Brasília

Olá César,
Mais alguns e uma dúvida devido ao fato da segunda e terceira foto (que acabou por me convencer ser um inseto) , a quatro também fiquei em dúvida pois parece apenas uma semente.
Abraços,
Deise Lemos de Brasília, Distrito Federal.
     Deise, eu acredito que as imagens se tratam do mesmo inseto em diferentes fases do desenvolvimento. Não tenho certeza, mas acho que é o casulo de uma pequena mariposa, por que esta parte "mais gordinha" que está pra baixo na primeira imagem à esquerda da primeira manchinha escura me parece sugerir uma asa.
     Seria interessante guardá-los com cuidado em um pequeno recipiente transparente para flagrar o que nascerá daí. Os estágios larvais de muitos microlepidópteros são praticamente desconhecidos, muito mais ainda em estágio de pupa, por isso seria um grande registro.
     Duas perguntas: Sabe dizer qual é a planta? A parte compridinha à esquerda na terceira imagem não faz parte da estrutura maior não, né?

Papa-moscas Verde em Brasília

Olá César,
Mais alguns e uma dúvida devido ao fato da segunda e terceira foto (que acabou por me convencer ser um inseto) , a quatro também fiquei em dúvida pois parece apenas uma semente.
Abraços,
Deise Lemos de Brasília, Distrito Federal.
Deise, esta é uma aranha papa-moscas, por este ângulo, somente com muita atenção pra perceber os dois grandes olhos frontais característicos da família Salticidae. alticídeos são difíceis, mas creio ter identificado corretamente a espécie como Lyssomanes viridis (Lyssomaninae). Elas parecem ter preferência por folhas largas, como as da magnólia.

Atualização Ago/2.017: Esta é uma Lyssomanes sp., mas certamente outra espécie.

Mariposa-Vespa Dinia em Brasília

Olá César,
Mais alguns e uma dúvida devido ao fato da segunda e terceira foto (que acabou por me convencer ser um inseto) , a quatro também fiquei em dúvida pois parece apenas uma semente.
Abraços,
Deise Lemos de Brasília, Distrito Federal.
     Deise, esta é uma mariposa do gênero Dinia (Erebidae, Arctiinae, Arctiini; ant. Arctiidae) e pelas informações que tenho, não parece se poder distinguir D. eagrus de D. mena e ambas as espécies parecem estar bem distribuídas no Brasil. Não consegui a informação sobre a alimentação de suas larvas, mas seja qual for, o pequeníssimo estrago que fizerem sem dúvida será superado pela beleza dos adultos.

Mariposa em São Paulo

Seguem as fotos dos animais para identificação.
Isabella de São João da Boa Vista, São Paulo.
      Isabella, só não consegui identificar a mariposa. Creio que ela seja da família Notodontidae e espero ainda podermos identificar a espécie.

Isabella: Olá, muito obrigada! estou amando seu blog! Sempre quando tiver mais fotos te envio, pois o legal é que ficam registradas no blog pra que outras pessoas possam encontrar.... abraços!

Percevejos Recém-Nascidos em São Paulo

Seguem as fotos dos animais para identificação.
Isabella de São João da Boa Vista, São Paulo.
Isabella, estas são ninfas recém-nascidas de percevejos da família Coreidae e aparentemente eles mimetizam formigas para evitar os predadores. Esta imagem dá uma noção do desenvolvimento destes insetos (em sentido horário). Para identificar a espécie, o ideal seria um registro dos adultos.

Atualização Mar/2.015 - Kel: São Zelus, Reduviidae. Ovos de Coreidae ou são cilíndricos ou são ovais, se não me engano.

Lagarta Mede Palmos em São Paulo

Seguem as fotos dos animais para identificação.
Isabella de São João da Boa Vista, São Paulo.
     Isabella, nesta família eu não costumo pesquisar espécies por que elas são em geral muito semelhantes. Trata-se de uma lagarta-mede-palmos da família Geometridae e ela se transformará em uma mariposa.

Aranhas do Fio de Ouro em São Paulo

Seguem as fotos dos animais para identificação.
Isabella de São João da Boa Vista, São Paulo.
      Isabella, este é um casal da aranha-do-fio-de-ouro Nephila clavipes (Nephilidae). As imagens são interessantes, pois mostram o tom amarelado de suas teias além de um registro da relação de tamanho entre machos e fêmeas. O macho é esta coisinha miudinha acima deste "mulherão" que é a dona Nephila.

Borboletas Ninfalídeas em São Paulo

Seguem as fotos dos animais para identificação.
Isabella de São João da Boa Vista, São Paulo.
     Isabella, temos aqui duas borboletas da família Nymphalidae. A primeira é a borboleta castanha-vermelha Heliconius erato phyllis (Heliconiinae: Heliconiini). Eu já havia confundido esta com outra espécie, mas sem dúvida esta é uma autêntica.
     A segunda é uma borboleta-estaladeira-vermelha Hamadryas amphinome (Biblidinae, Ageroniini). Ela também é "vermelha" devido à coloração na parte de baixo das asas.

Gafanhotos em São Paulo

Seguem as fotos dos animais para identificação.
Isabella de São João da Boa Vista, São Paulo.
     Isabella, creio que este seja um casalzinho de Xyleus discoideus (Acrididae: Romaleinae ou Romaleidae).

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mariposa Eucereon em Minas Gerais

Olá Cesar, encontrei essa Mariposa que tem uma espécie de terceiro olho. Alguma ideia?
Raphaela Campos de Juiz de Fora, Minas Gerais.
     Raphaela, esta me parece ser a mesma fotografada pelo Wolf e creio que ele identificou corretamente como Eucereon compositum (Erebidae: Arctiinae: Arctiini; ant. Arctiidae). Algumas espécies de Eucereon (re)migraram para Nelphe, não creio que seja o caso desta.

Raphaela: Obrigada Cesar!

Besouro Bostriquídeo no Ceará

Gostaria de saber qual a especie desse besouro que esta acabando com minhas arvores aqui no meu sitio.
De uns dias para cada notei q as arvores estava quebrando fácil e notei e existia vários buracos no seu caule, quando olhei dentro do caule tinham vários besouros.
Gabriel de Tianguá, Ceará. 
     Gabriel, existem alguns grupos de besouros que podem perfurar árvores, três podem ser vistos como famílias  AQUI, sendo que hoje, novas revisões costumam tratar Anobiidae como subfamília Anobiinae da família Ptinidae e Lyctidae como subfamília Lyctinae da família Bostrichidae. Neste caso, trata-se de um besouro da família Bostrichidae. Estes besouros costumam atacar madeira viva, em alguns casos madeira morta e alguns ainda podem aparecer em grãos armazenados, entre os que parecem ser os mais comuns, eu creio que se trata de Bostrychopsis uncinata. Não sei se pode haver outra forma de controle além do químico.

Gabriel: Brigado pela a atenção.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mosquito Gigante no Pará

Amigo vi esse inseto de pernas longas no meu quarto parece ser um mosquito gigante mas seria o que exatamente?
Arthur Seabra de Belém do Pará.
Arthur, eu diria que ele é exatamente isso, um mosquito gigante da infraordem Tipulomorpha, apesar das asas paralelas ao corpo, creio que seja Tipulidae e ainda dou o palpite de Megistocera, mas somente analisando a venação das asas (e de preferência por quem entenda bem mais do que eu). Este bicho não se alimenta de sangue, apenas da seiva das plantas e nem pra elas pode causar dano, um bichinho totalmente inofensivo.

Aranha Cata-Moscas no Paraná

Oi Cesar, boa tarde!
Quero saber o nome dessa aranha bonitinha,, ela pequena de 01 cm, marrom e gosta de ficar no cactus,,, ela é uma cata mosca, porém não sei qual o nome.
Manoel de Pinhais, Paraná.
     Manoel, esta é uma Frigga sp. (Salticidae: Aelurillinae), não é bom confiar em espécies, mas baseado em pesquisa anterior, creio que seja Frigga quintensis. Conhecia papa-moscas e pega-moscas, gostei e vou usar aqui o cata-moscas.

Manoel: Cesar, grato pela atenção. Abraços e bom trabalho.

Ninfas de Percevejos em São Paulo

Olá César,
Neste final de semana percebemos que temos novos moradores em nosso quintal. Vou confessar que eles são bem bonitos (são de um vermelho vivo) mas poderiam vir nos visitar em grupos menores de vez em quando... rs
Bom para simplificar, eles estão por todos os cantos no jardim.
Se puder nos ajudar a identificar nossos inquilinos...
Muito obrigada!
Um abraço,
Jennifer Stahl de Campinas São Paulo.
Jennifer, na imagem nós temos um nenezinho, uma criança e um adolescente, ninguém na imagem é adulto. Eles são ninfas (imaturos) de percevejos (Hemiptera: Heteroptera) e muitas das ninfas das famílias citadas AQUI e AQUI são muito parecidas, e a identificação baseada em muitas imagens de internet deve ser colocada sob suspeita, por que tem muita identificação errada. Eu acredito mais que sejam Rhopalidae, mas pode ser Lygaeidae, se conseguir imagens dos adultos, que terão asas bem desenvolvidas e a aparência vai mudar bastante, seria bom pra tentar diferenciar (mas até entre adultos é difícil). De qualquer forma, não faz muita diferença pra você, ambos costumam se alimentar das sementes das plantas, porém em Rhopalidae estão ausentes as glândulas de cheiro, comum à maioria dos percevejos.

Atualização Out./2.018 - Alex Moreira: César, essas são ninfas de percevejo do saboeiro Jadera haematoloma. Um abraço

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Arrebenta-Bois em São Paulo

Encontrei este inseto aqui no meu quintal e gostaria de saber o nome. Nao consegui achar informacoes na internet.
Filipe Takemoto de São Paulo.
     Filipe, este bichinho esquisito e sem dúvida, bastante impressionante é um arrebenta-bois da família Meloidae. Não é bom manuseá-lo por que eles costumam segregar sua hemolinfa que contém cantaridina, uma substância que causa bolhas na pele. Se algum bicho comê-lo, esta pode ser sua última refeição.
     Trata-se de uma espécie do gênero Cissites (Nemognathinae), ainda preciso confirmar qual espécies ocorrem em São Paulo, a princípio pode ser C. auriculata ou o confirmado neste documento C. maculata. Suas larvas são parasitas de mamangavas-de-toco Xylocopa sp..

Coridalo Fêmea no Paraná

Olá, encontrei esse inseto na região rural da minha cidade, em janeiro tinha batsnate na área externa da casa,em volta da lâmpada. É perigoso?
Léo de Paranavaí, Paraná.
     Léo, esta é uma fêmea de coridalo (Megaloptera: Corydalus sp.). Elas não representam perigo, embora certamente possam morder com muito mais eficiência do que um macho, até agora considero uma lenda insetológica a sua famosa mordida dolorosa. As larvas, estas sim podem morder com eficiência.

Possível Aranha Lince no Rio de Janeiro

Encontrei esta aranha saber qui na minha região gostaria de de qual espécies se trata.
Obrigado.
Ranieri Marques de Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
     Ranieri, como não há muito foco na imagem, não creio que dê pra dar alguma certeza, mas creio que seja uma aranha-lince da família Oxyopidae.

domingo, 25 de agosto de 2013

Besouro Tenebrionídeo em Minas Gerais

Encontrei este belo besouro na Serra de Sta Helena, Sete Lagoas - MG.
Gostaria de seu auxílio na identificação.
Leandro Normando de Sete Lagoas, Minas Gerais.
     Leandro, o besouro é da família Tenebrionidae, acredito que Stenochiinae: Cnodalonini, mas não consegui ir além.

Aranha Caranguejeira no Rio de Janeiro

Olá Cesar ,essa aranha achei no meu trabalho ,mais um inseto que acho lá ,teria como identificar ? Pois a foto foi tirada do celular obrigado.
Markinho de Petrópolis, Rio de Janeiro.


     Fala, Markinho! Olha, eu não tenho muito certeza, mas não creio que ela seja uma aranha de verdade (Araneomorphae), mas uma aranha-caranguejeira (Mygalomorphae), talvez Acanthoscurria (Theraphosidae). Ela era grandinha?

Markinho: Era robusta , tinha o corpo mais forte que essas aranhas marrons de jardim ..

Cesar: Deve ser aranguejeira mesmo, Mygalomorphae: Theraphosidae, mas lembra Ctenus medius, se não fosse pelas fiandeiras.

sábado, 24 de agosto de 2013

Aranha Caranguejo no Rio de Janeiro

Cesar, tudo bem?
Essa aranha estava dentro de casa,descendo na parede, soltando teia. Queria saber se é perigosa. Peguei com um papel e coloquei numa árvore. Observei que ela levanta a parte traseira e fica parada assim por alguns segundos. Parece que ela muda o formato do corpo. Veja as fotos. Aguardo. Grata.
Local: Cordeiro-R.J.
Data: 24.08.2013
Um abraço,
Lúcia Lopes de Cordeiro, Rio de Janeiro.
      Lúcia, esta é uma aranha caranguejo da família Thomisidae e eu creio que identifiquei corretamente como Tmarus sp.. Este site fala sobre este comportamento de levantar o abdome, ela provavelmente estava se sentindo ameaçada. Seu veneno não representa perigo algum.

Lúcia: Obrigadummm! Ela pareceu assustadora... lindas fotos do site que você indicou! Valeu!
Bom final de semana!
Um abraço forte,
Lúcia Lopes

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Coridalo Macho no Rio de Janeiro!

Imagem: Marco Antonio Guimarães
    Pessoal, este bicho de mandíbulas impressionantes é o macho de Corydalus sp. (Megaloptera), um bicho que faz muita gente ter pesadelos. As larvas são predadores aquáticos e têm vida longa, mas os adultos vivem poucos dias. Eu pedi a imagem para o Marco Antonio por que realmente este é um bicho que estava fazendo falta. Curiosamente, quase ao mesmo tempo nos chegou este registro interessantíssimo no WTB?:
     Aparentemente, suas mandíbulas (nada eficientes para morder, criatura inofensiva) eram usadas na cópula, mas  o único registro disponível na net parece ter nos chegado hoje e a criatura parece agora mais misteriosa do que antes. Aparentemente, a fêmea foi atraída pelo macho, não o contrário, comum na maioria dos insetos e o uso das mandíbulas para segurar a fêmea não foi registrado.
     Esta imagem foi adicionada à página Outros Insetos.

Possível Aranha Lobo no Rio de Janeiro

Olá Cesar!
Encontrei essa aranha no gramado, mas só consegui tirar essas duas fotos dela. Será que dá para identificá-la? Aguardo.
Local: Cordeiro-R.J.
Data: 21.08.2013
Um abraço,
Lúcia Lopes de Cordeiro, Rio de Janeiro.
     Lúcia, a aranha está escondidinha e qualquer coisa que disser será um simples palpite. Eu acredito que ela possa ser uma aranha-lobo da família Lycosidae.

Besouro Estafilinídeo em São Paulo

Saudações Cesar.
Encontrei este besouro no entorno de uma mata.
Ele estava andando em madeira podre.
Daria pra identifica-lo?
Abraços.
Marquinhos.
Marcos Cesar Campis de Morro Agudo, São Paulo.
Marquinhos, primeiro acho que devo te parabenizar por reconhecer o bichinho como um besouro por que, pelo visto, ele se esforça muito para não parecer. Eu acredito que este bichinho seja um macho de Eulissus chalybaeus (Staphylinidae: Staphylininae: Xantholinini), sua presença em São Paulo está confirmada neste documento (4ª pág., nº452).

Estafilinídeos são predominantemente predadores, mas de um modo geral, a dieta é bem variada, saprofagia e fitofagia é conhecida nesta família. Não é bom mexer com eles pois muitos segregam substâncias irritantes, embora isso geralmente aconteça quando feridos.

Acabo de ver que o papai WTB? aguardava uma opinião minha em um muito parecido, provavelmente uma fêmea desta espécie.

Marquinhos: Mais uma vez obrigado Cesar pela identificação.
Abraços.

Celso do Lago Paiva: Cesar, Marcos:
Todos os estafilinídeos grandes, de brilho metálico azul ou verde, que já encontrei, exalam aroma forte e agradável, lembrando o aniz, que persiste na pele após a soltura do besouro.
Se pudessem ser criados, serão animais interessantíssimos para aulas em escolas.

Cesar: Interessantíssima observação. Há relatos de besouros que cheiram a morango!