domingo, 1 de dezembro de 2013

Caranguejeiras no Distrito Federal

Olá Cesar, queria saber se tem como identificar o sexo dessa pequena aqui (Vitalius sorocabae), se possível...
vc é super craque pelo que fiquei sabendo.
E tbm encontrei uma outra espécie vagando pelo meu quintal, de uma cor bem viva, queria saber de qual é.
Jean, do Distrito Federal.
Olá, Jean. Em primeiro lugar, desculpa a grande demora, dos pedidos formais, pelo formulário de envios, este deve ter sido o mais demorado da história do Insetologia.

Já sobre eu ser supercraque, me desculpa também, mas não sou não e quem tem ajudado muito em aranhas aqui é o dr. Antonio Brescovit, a coloridinha aqui é uma Avicularia sp., que são comuns na sua região.

Quanto à determinação do sexo, o que vejo é que em Theraphosidae a situação é bem mais complicada do que na maioria das Araneomorphae (aranhas verdadeiras). Imaturos, complica mais ainda. Algumas pessoas acham que a forma mais segura é analisando a exúvia da aranha, com certeza quanto mais velha mais fácil, e tem que tomar cuidado pro próprio bicho não estragá-la após a muda. As melhores imagens desta análise, encontrei neste site, que tem também tabelas de espermatecas e, ao final, um método que parece ser mais tranquilo, analisando a forma do sulco epigástrico. Este e outros métodos, todos são analisando o bicho por baixo.

A data das fotos, concluo que estejam erradas.

Jean: tranquilo brother...foi até rápido...pensei que ia demorar mais...kkkkkkk...a rosa é um machinho...peguei ela só pra tirar algumas fotos de Id e libertei...pensei que vc manjasse bem de sexagem devido ao ling de Avic. que vc mandou lá...
a Vitalius está em pré-ecdise vou fazer o que mostrou no site...
vlw...abraço aí cara...:)

Atualização 09/12/13 - Jean: a Vitalius fez ecdise e agora está cerca de 8 cm e é uma fêmea...consegui graças ao site que me recomendou...

Atualização Mai/2.017 - Victor Morais Ghirotto: Ôpa!! A colorida não é nem Aviculariinae! É uma Dolichothele bolivianum!!! Um macho adulto, coloração muito bonita por sinal.

Mai/2023 - Victor: Outra atualização. As D. bolivianum do centro oeste foram separas. São Dolichothele mottai, esse da foto é um macho dessa sp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário