sábado, 28 de dezembro de 2013

Aranhazinhas Oecobius em São Paulo

Por gentileza, poderia identificar a espécie desta aranha ?? Tem muitas em minha casa, tenho medo que seja venenosa .
Obrigada!!
Vou mandar a foto por aqui, mas se for melhor me passe um e-mail, ok?
Greicy Leitz de São Paulo, capital.
      Greicy, eu cheguei à conclusão que as aranhazinhas de sua casa são Oecobius sp. (Oecobiidae), aparentemente O. navus (= O. annulipes) que é, aparentemente, uma espécie introduzida. Eu sinceramente não conhecia estas aranhas e, pelo que estou lendo, elas são mais comuns do que parecem, acontece que elas são minúsculas, coloquei a última imagem assim pro pessoal ter uma noção, ela está dentro das texturas da parede!
     Conforme o link usado, adultos têm 3 mm ou menos (aranhas se medem descontando as pernas), pequenas demais pra conseguirem morder a pele humana. A espécie mais interessante de Oecobius é a O. civitas:
"Se uma aranha é perturbada e expulsa de seu retiro, sai correndo pela rocha e, na ausência de uma fresta onde possa se esconder, pode procurar abrigo no esconderijo de uma outra aranha da mesma espécie. Se a outra aranha está em casa quando a intrusa chega, ela não ataca e sai rapidamente em busca de um novo esconderijo para si própria. Assim que a primeira aranha é perturbada, o processo de deslocamento sequencial de uma teia de aranha para outra poderá continuar durante vários segundos, quase sempre levando a maior parte das aranhas da comunidade a mudar seu refúgio para outro”.- J.W. Burgess-(“Aranhas sociais”, Sientific American, marco de 1976; Wikipedia)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário