domingo, 3 de novembro de 2013

Pulga Comum em São Paulo

Boa Noite César!!!
Tirei a foto de uma pulga hoje (ah como eu gostaria de ter um microscópio agora...heheh!). A identifiquei como Ctenocephalides sp. (a pulga comum). Essa pequenina é capaz de provocar doenças de pele nos cães e gatos. Também atua como vetor de alguns parasitas em animais domésticos.
TaMi Miranda de Altinópolis, São Paulo.
Tami, obrigado pela pulguinha, eu sempre quis receber uma pulga, achei que era difícil acontecer, não tinha pensado nisso, claro que seria mais fácil para uma veterinária.

As pulgas Ctenophalides (Siphonaptera, sin. Aphaniptera: Pulicidae) são, além de parasitas de cães e gatos, hospedeiras intermediárias de Dipylidium caninum (Dipylidiidae), um verme que pode ultrapassar meio metro de comprimento e pode infestar seres humanos. A larva da pulga ingere o ovo do verme, o animal morde a pulga adulta, então o verme entra no sistema digestivo do mamífero e lá se desenvolve completamente.

Outra curiosidade é que tanto a pulga canina C. canis pode infestar gatos, como a felina, C. felis pode infestar cães (e ambas podem morder humanos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário