quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Besouros Latridiídeos no Paraná

Boa tarde Cesar!
Há alguns dias, começaram a aparecer esses bichinhos no meu quarto, eles ficam nas cortinas, paredes, teto, porta, enfim...O meu quarto fica de frente pra rua em um condomínio e tem dois pés de coqueiros bem velhos, e todo ano dá uma infestação de lagartas, não sei se ajuda, mas gostaria de saber o que é, e como faço pra acabar com esses insetos.
Obrigada
Lígia de Curitiba, Paraná.
Lígia, infelizmente. não conheço ou reconheço estes insetos, parecem pequenos besouros. Será se você conseguiria fotografá-los ampliando com uma lente de aumento, ou alguma câmera com alta resolução?

Se alguém souber o que são, por favor, use os comentários.

Atualização 09/01/2.014: Os besourinhos foram identificados por Leandro Augusto Ferreira como Eufallia seminiveus (Cucujoidea: Latridiidae: Latridiinae). Pelos resultados do Google, as informações sobre eles em língua portuguesa é praticamente nula. Pra controlar os bichos, as melhores informações falam sobre controle da umidade, que deve ser o primeiro problema:

Leandro Augusto: Tenho certeza que trata-se de um besouro pertencente a família Latridiidae, muito provavelmente trata-se de exemplares de Eufallia seminiveus. Estes insetos são muito comuns em vegetação morta e na época mais úmida do ano. Considerados cosmopolitas. A maioria dos adultos e larvas se alimentam de hifas de Phycomycete, deutoromicetos e fungos ascomicetos, enquanto um pequeno número de espécies são especializadas em esporos de Myxomycetos (Lawrence 1982, Lawrence 1991, Andrews 2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário