segunda-feira, 21 de outubro de 2013

João-Pedreiro em Minas Gerais

Olá Cesar. Não sei se é um crustáceo ou um inseto. Fiquei muito curioso com ele ao fotografá-lo (agosto de 2013). Encontrado em um pequeno riacho de águas límpidas e ligeiras nas proximidades de Ouro Preto (MG). A altitude deve ser de 900 a 1000 m e a vegetação é de cerrado (campos de altitude). Ele estava se movendo no fundo do riacho vagarosamente. Quando o retirei da água, percebi que se tratava de um "inseto" dentro de um tubo de cerca de 1,3 cm de comprimento e 0,4 cm de diâmetro, feito com pequeníssimos detritos de rochas porém de alta dureza.
Alexandro Giovani de Belo Horizonte, Minas Gerais. 
Alexandro, este bichinho bem interessante é a larva de um tricóptero. A ordem Trichoptera é uma ordem nova para o Insetologia. Estes bichinhos são bons indicadores da qualidade da água, a alimentação varia de detritívoros a predadores e a construção das casinhas também varia bastante de espécie para espécie.

Planeta Invertebrados as chama de João-Pedreiro. Lá você pode conferir estas e muito mais informações sobre estes bichinhos e outros invertebrados aquáticos.

Alexandro: Obrigado Cesar. Fiquei um domingo quase inteiro pesquisando sobre esse interessante inseto. Valeu. Irei mandar mais fotos de insetos, apesar de eu não saber nada, sou um apreciador do pequeno grande mundo dos artrópodes.
Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário