sábado, 28 de setembro de 2013

Cigarrinha Flatídea em São Paulo

Boa noite César! Muito ocupado aí com os pedidos do insetologia??
Encontrei esse bichinho simpático (em Altinópolis-SP) e me deu uma dúvida danada: Ele é um soldadinho ou uma cigarrinha? O que difere os dois?
Tami de Altinópolis, São Paulo.
Tami, o grande problema aqui tem sido a quantidade enorme de trabalhos que os professores têm pedido para casa, o que já sei que não vou conseguir cumprir tudo (pra completar, o computador deu pau, estou postando hoje de um netbook emprestado).

Não sei se dá pra afirmar que um nome comum é certo e outro errado, mas para mim, soldadinho é um nome comum que deve ser usado para os membracídeos e, talvez, algumas famílias próximas, cigarrinhas uso para os demais auquenorrincos com exceção das cigarras, de preferência especificando a família. Neste caso, os soldadinhos são cicadóideos, mais aparentados das cigarras e cigarrinhas cicadelídeas (que talvez possamos dizer que são as cigarrinhas verdadeiras), enquanto este é um fulgoróideo, mais aparentado dos fulgorídeos. Eu acredito que o bicho seja Flatidae: Flatinae: Nephesiinae (parece arriscado ir até o gênero), sendo que Flatidae é talvez uma família nova para o Insetologia. Em comportamento e aparência eles podem até ser confundidos; para a identificação, as veias das asas não deixam mentir. Se não fosse isso, eu poderia facilmente ter passado o bicho por um acanaloniídeo. Pela minha regrinha, chamo este de cigarrinha flatídea.

Tami: Muito obrigada César! Texto super esclarecedor! Coincidentemente eu tinha lido uma reportagem falando de uma espécie de flatidae avermelhado nativo de madagascar que, em grupos, ficam em galhos de plantas fazendo com que pareçam flores! São lindos.

Cesar: Bem lembrado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário