quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Besouro do Carpete no Rio Grande do Sul

Encontrei dois exemplares de um inseto, que parece um besourinho, no meio das roupas dobradas do meu roupeiro.
A cor predominante é preta, tem de 2 a 3 milímetros de comprimento, é muito ágil.
Resido em Rio Grande - RS. Seria esse inseto prejudicial à saúde humana? Como ele teria conseguido entrar no roupeiro? De onde ele pode ter vindo?
Agradeço respostas à indagações.
Malfatti de Rio Grande, Rio Grande do Sul.
Malfatti, este é mais um besouro da família Dermestidae, Anthrenus sp. e basicamente vale o mesmo que para a última postagem, sendo que estes parecem ter um potencial de infestação maior, gostam menos de carne e mais de pó, pelos, peles, penas, etc., inclusive se preciso descartando peças contaminadas, deixar ração animal bem tampada e se tiver algo de lã, seda, pele (espero que não tenha o último), deixar lacrado mesmo.

Eles não são prejudiciais à saúde mas podem trazer danos considerados aos materiais citados e a coleções entomológicas, eles vêm voando de fora, onde se alimentam de pólen das flores (as larvas é que se alimentam destes materiais) e deve ter entrado à procura de um bom lugar para suas larvas viverem, pois penso que não deve ter se desenvolvido dentro de casa. Se for o caso, a larva pode ter entrado junto com estes produtos.

Malfatti: Cesar Crash, este seu trabalho de identificação é por demais útil.Muito obrigado pela resposta e ficarei alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário