sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Efêmero no Rio de Janeiro

Fotografado de junho a agosto, no Distrito de Lumiar, Nova Friburgo, RJ próximo a minha casa (no muro,parede externa).
Marco Antonio Guimarães de Araruama, Rio de Janeiro.
     Marco, este bichinho diferente é um efemeróptero, vou usar o nome comum em Wikipedia, efêmeros. A ordem Ephemeroptera é uma ordem totalmente nova para o Insetologia e eu aguardava ansiosamente por uma imagem.
"Efêmero é um termo de origem grega (em que "ephémeros" significa "apenas por um dia") usado para designar uma situação que dura muito pouco tempo. É antônimo de duradouro, permanente." significados.com.br.
     Esta é a principal característica deste bicho, quando adulto, ele não tem peças bucais funcionais, não se alimentam e morrem em pouco tempo, salvo algumas poucas espécies, podem durar três, dois dias, ou até menos de duas horas. Outra característica interessante é o fato de serem o único grupo de insetos a passar por estágios alados antes de se tornarem totalmente adultos.
     Suas larvas são importantes indicadores da qualidade da água, pois só vivem em ambientes bem oxigenados e livres de poluição. Os efemerópteros do Brasil possuem um site próprio: www.ephemeroptera.com.br.  Estou acrescentando a imagem à página Outros Insetos.

Marco Antonio: Muito obrigado, Cesar!
Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário