segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Besouro das Frutas Secas em São Paulo

Boa noite César.
Encontrei esse besourinho dentro de casa hoje. Reparei que a estrutura corporal dele é semelhante àqueles estafinilídeos pretinhos que encontrei dentro das flores lá em Minas.Lembra-se da discussão sobre as antenas, pois é, esse também tem as antenas "com bolinha" nas pontas.
Tami de Altinópolis, São Paulo.
     Tami, as antenas sozinhas podem nos dizer muito sobre o que ele não é, dificilmente pode dar certeza sobre o que é. Este é uma besouro da família Nitidulidae, aparentado das joaninhas na superfamília Cucujoidea. Encontrei um indivíduo muito semelhante identificado como Carpohilus sp. (Carpophilinae), "besouro-das-frutas-secas". A alimentação desta família é bem variada, mas principalmente fungos e matéria vegetal morta. Algumas larvas são predadoras. Carpophilus parece se alimentar de frutos secos, mas algumas espécies estão associadas a frutas frescas e podem inclusive transmitir bactérias para a planta, sendo grande praga para a indústria de frutas.
     Quanto ao suposto estafilinídeo, bom ter lembrado e parabéns por associá-los, eu disse estar confuso por causa das antenas, estou atualizando, o bicho também é Nitidulidae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário