sábado, 3 de agosto de 2013

Aranhas de Telhado em São Paulo

Encontrei três tipos de aranhas na minha e gostaria de saber se tem algum perigo. Todas elas estão no telhado da minha casa uma delas é preta com manchas amarelas, tem duas que são marrom com manchas pretas e a outra eu não consigo ver direito pois está num lugar muito alto.
Observei que elas só ficam ali paradas no que parece um tipo de casulo.
Gostaria muito de saber mais sobre elas pois estou com medo. As fotos estão aproximadas para poder ver direito o tipo as marrons são mais ou menos do tamanho de uma barata mais as pretas são um pouco maiores.
obrigada.
Joyce Soyanne de São João da Boa Vista, São Paulo.
Joyce, todas as aranhas, coloridas ou pretas, menores ou maiores, são fêmeas de uma mesma espécie, a aranha-gigante ou aranha-de-telhado Nephilengys cruentata (Nephilidae). Esta aranha é a campeã de pedidos de identificação no Insetologia. Sua observação de que as pretas são maiores que as marrons, concorda com a observação do Henrique, dono da Nephilengys mais famosa do Brasil:
"ANTES ELA TINHA AS PERNAS COM LISTRAS AMARELAS MAS DEPOIS ACHO QUE ELA TROCOU DE PELE SEI LÁ E FICOU TODA PRETA SOMENTE COM ESTE ARCO NA BUNDA AMARELO."

Estas aranhas são originárias do continente africano, não representam perigo, o pró é que elas são boas em controlar a presença de insetos nocivos na sua residência, o contra é que uma só já faz bastante sujeira, imagine quatro. É fácil perceber que são fêmeas, por que os machos têm um tamanho muito menor. O casulo, é a teia usada como abrigo, enquanto a teia maior é a armadilha usada pra capturar sua refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário