quinta-feira, 11 de julho de 2013

Lagarta-Aranha no Rio de Janeiro

Olá, Cesar! Que legal o seu blog! Pedi para minha mãe postar as fotos desse bichinho que eu capturei. Estava num pé de acerola. Nunca tinha visto nada igual! Ele se move como uma lagarta e tem essa espécie de "carapaça" que mais parece uma camuflagem para afastar os predadores. Como eu sou fã de insetos, tratei de fotografar no meu "laboratório". Será que é raro? E se eu achar um bicho que ainda não foi classificado, eu posso batizar ele? Bem, conto com você para me dizer o que é esse "cara", porque eu não faço a mínima ideia... Um abraço!
Manu (11 anos) do Rio de janeiro.
     Oi Manu! Este bichinho é uma lagarta-aranha do gênero Phobetron (Limacodidae). Ela é uma lagarta de verdade e se transformará em uma mariposa. Ela é um bichinho bem interessante, mas recomendo não tocá-la, por que ela queima.
     Encontrar um bichinho que não foi classificado é muito difícil, pois até as espécies que ainda não foram descritas se encaixam em uma classificação prévia. No entanto, muitos dos bichinhos do Brasil, eu diria que a grande maioria, têm apenas nomes científicos, mas não têm nome comum. A estes bichinhos eu recomendo que sejam criados e divulgados os nomes comuns.

Atualização 26/02/2.014: Aparentemente, a periculosidade destas lagartas é uma lenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário