domingo, 7 de julho de 2013

Centopeia Doméstica em Alagoas

Olá gostaria de saber alguma informação sobre esse inseto, pois depois que a chuvas param eles começam aparecer esse por acaso apareceu na caso do meu cunhado que fica no mesmo condomínio que o meu.
Robson Vidigal de Maceió, Alagoas.
      Robson, sei bem de que bicho se trata, mas eu mesmo não sabia sobre sua ocorrência no Brasil. este bicho não é um inseto, mas uma centopeia doméstica da família Scutigeridae. Gostaria de dar certeza da espécie, mas a informação da ocorrência destes bichos por aqui é escassa, a princípio trata-se de Scutigera coleoptrata, uma espécie originária da Europa e que já colonizou o mundo. Sendo este o caso, ela ainda estava na quinta muda e, nos lugares onde são mais comuns, são consideradas inofensivas, de modo que este é um animal totalmente benéfico e um excelente controlador de pragas numa residência. Elas se alimentam de baratas, traças, formigas, percevejos, aranhas, cupins entre outros animais menos desejáveis. Sua presença em casa pode tanto ser um indicador de umidade excessiva como da presença destes animais indesejados.

4 comentários:

  1. Cesar, aqui em Belém é possível encontrar com certa frequência esse tipo de centopéia. Eu já cheguei a criar algumas até a fase adulta. Será que são introduzidas mesmo? Se forem, já se espalharam por todo o Brasil hahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu não duvido que seja outra Scutigeridae. Mas se for mesmo Scutigera coleoptrata, é bem isso mesmo. Elas colonizaram o mundo!

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma surrupêia, a picada desse troço queima demais e doi um bocado. aqui no RN no periodo de chuva geralmente aparece.

    ResponderExcluir
  4. A maioria das fontes que fala sobre picada, diz que o efeito de uma picada é como a ferroada da abelha. Isto só vai acontecer se for manuseada de forma incorreta. De novo, é considerada inofensiva: http://www.livingwithbugs.com/centipede.html

    ResponderExcluir