quinta-feira, 13 de junho de 2013

Mariposas do Paraná

em casa e no parque que fica ao lado, onde se encontra um grande lago e muitas luminarias acesas a noite toda
Marlyn de Irati, Paraná.
A primeira, o gênero mais semelhante que encontro é o gênero Pero (Geometridae: Ennominae: Azelinini), é possível que esta seja uma. A página em inglês da Wikipedia fala que existe muitos representantes da tribo Azelinini na América do Sul, mas as pesquisas em português retornam pouquíssimos resultados. Em outras palavras, temos muitas espécies destas mariposas, mas pouco sabemos sobre elas. Tudo indica que temos aqui mais uma vez, o primeiro registro fotográfico disponível desta espécie.
A segunda é uma Pantherodes sp. (Geometridae: Ennominae). Eu havia sugerido o nome mariposa-onça, mas sugiro um melhor, por que combina com o nome do gênero, mariposa-pantera. Veja que o outro registro aqui no Insetologia, o da Liz é também do Paraná. A espécie é mais provavelmente Pantherodes pardalaria.



A terceira é uma mariposa-da-magnólia Epimecis sp. (Geometridae: Ennominae, Boarmiini). Na postagem da mariposa que eu encontrei eu citei duas possíveis espécies, sugiro agora que seja Epimecis puellaria



A quarta é provavelmente Sabulodes caberata (Geometridae: Ennominae: Ourapterygini). Ela parece um pouco apagada, mas ampliando a imagem percebe-se a linha escura que atravessa o meio das asas, combinando com esta imagem. Este documento confirma sua presença no sul do país.


Note que até aqui, todas, apesar de muito diferentes pertencem à família Geometridae, subfamília Ennominae.


A quinta é a mais distante do grupo, pertence a uma outra família. Trata-se de Epipagis sp. (Crambidae: Pyraustinae: Spilomelini). Estou encontrando registros de Epipagis cambogialis, o que seria uma boa aposta, mas não encontro imagens disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário