sábado, 4 de maio de 2013

Grilo-Comum no Rio de Janeiro

Olá Cesar, tudo bem? Aqui em casa a caçada continua. Rejuntamos todos as frestas do rodapé e esta providência praticamente acabou com a ocorrência de insetos rasteiros na minha casa. Não encontramos mais nenhuma Corinnidae dentro de casa.
Ontem à noite, chegando em casa, fui surpreendido com este magnífico exemplar sei-lá-do-quê, emergindo do gramado e subindo andando no muro. Simpático e fotogênico, fez todas estas poses para aparecer aqui no Insetologia.
Cara.. isso não me parece um grilo, nem esperança, nem barata. Parece um híbrido de tudo isso junto! Você já viu algo assim? Que bicho é esse?? Grande abraço!
Alvaro de Rio das Ostras, Rio de Janeiro.
Alvaro, talvez a resposta impressione um pouco, mas o primeiro bichinho que você diz não parecer é justamente ele. Quer dizer, na verdade, não é bem um grilo, mas uma grilinha, e bicho nenhum pode ser "mais grilo" do que um da família Gryllidae, subfamília Gryllinae, tribo Gryllini, gênero Gryllus. O que acontece é que grilos não são tão comumente avistados quanto gafanhotos e esperanças, e muitas pessoas chamam estes dois grupos de grilos. A espécie mais comum por aqui parece ser o Gryllus assimilis, chamado no link de grilo jamaicano e bastante citado como praga do eucalipto. Este outro documento o registra na cultura da soja e o chama grilo-preto ou grilo-comum e este último nome me parece o mais apropriado para nós. Ele é citado também nas culturas do milho, algodoeiro, arroz, batatinha, malva e alface. G. assimilis é provavelmente a espécie por ser a mais comum, mas há informações de que mesmo especialistas com o bicho na mão têm dificuldades em diferenciar as espécies de Gryllus, porém, quem conhece os diferencia facilmente pelo canto (estridulação). No caso, esta é uma fêmea, e fêmeas não cantam.

Alvaro: HAHAHAhahaha... Cesar, estou me saindo muito bem como identificador de insetos, não acha? Muito obrigado pela identificação. Se eu ver a grilinha novamente, pode deixar que eu mando notícias suas! Grande abraço!

Cesar: Este desconhecimento dos grilos comuns é bem comum! Acho que neste ano, um amigo me veio mostrar uma foto em um celular, de um bicho que ele  nunca tinha visto. Era um grilo também, bem parecido com este. Eu pedi pra que ele me mandasse a foto via e-mail, mas ele nunca o fez.

Um comentário:

  1. HAHAHAhahaha... Cesar, estou me saindo muito bem como identificador de insetos, não acha? Muito obrigado pela identificação. Se eu ver a grilinha novamente, pode deixar que eu mando notícias suas! Grande abraço!

    ResponderExcluir