terça-feira, 7 de maio de 2013

Ciclo de Besouro-Tartaruga em Minas Gerais

Olá César, estava criando essas larvas de besouros da subfamília Cassidinae em casa, fotografei todo o processo de transformação delas.
Agora que se tornaram adultos estou com uma duvida sobre a espécie, acredito que seja Chelymorpha cribraria e os dois são machos.
Em dois dias vou devolver eles pra natureza pra que possam continuar seu ciclo de vida.
Postei no meu blog todas as fotos do processo.
Obrigada!
Raphaela Campos de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Raphaela, parabéns pelo excelente registro e muito obrigado por compartilhá-lo conosco!

Estou achando cada vez mais difícil dar palpite de espécie neste grupo, mas como na postagem anterior, ainda estou um pouco cético quanto a C. cribraria (Chrysomelidae: Cassidinae: Mesomphaliini). Muitas imagens do bichinho vivo mostram um tom metálico e pronoto mais claro (1, 2 e 3), mas já havia também encontrado um documento falando sobre a variação de coloração. Acho que um dos melhores caminhos seria saber a região de ocorrência de cada espécie para dar um palpite mais seguro, lembrando que a mesma espécie pode ocorrer em uma região com uma coloração e em outra região com outra coloração.

Raphaela: Pois é Cesar, acho que só seria possível ter certeza se tivesse uma fêmea no meio. Eles se alimentaram de Ipomea purpurea quando larva, porém ainda não vi eles se alimentando depois de adultos e estou um pouco preocupada, vou tentar fazer a soltura amanhã pra não ter problemas.

Obrigada pela ajuda!

Um comentário:

  1. Pois é Cesar, acho que só seria possível ter certeza se tivesse uma fêmea no meio. Eles se alimentaram de Ipomea purpurea quando larva, porém ainda não vi eles se alimentando depois de adultos e estou um pouco preocupada, vou tentar fazer a soltura amanhã pra não ter problemas.
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir