quinta-feira, 23 de maio de 2013

Arrebenta-Bois em Portugal

Apesar de saber que o site é dedicado ao Brasil, estou muito interessado em saber de que espécie se trata, pois nunca vi um insecto assim, a foto foi tirada em 23 de Maio 2013, em Castelo Branco, Portugal. Por favor esclareçam-me
OBRIGADO
Alexandre de Castelo Branco, Portugal.
      Alexandre, tudo bem, eu já estava abrindo exceção para os países vizinhos, não me parece má ideia incluir um europeu, mas cuja família também está presente aqui. O bichinho é um besouro (em Portugal, escaravelho) da família Meloidae, o nome comum é arrebenta-bois, no Insetologia eles estavam presentes apenas na página Coleoptera e, talvez (não acredito muito), nesta postagem.
     É preciso conhecer bem estes bichinhos. Eles segregam uma substância chamada cantaridina que, quando em contato com a pele irá causar bolhas. Se comidos (e tá na hora de começar a falar sobre isso), poderá ser letal, cuidado com os bichinhos de estimação.
     O ciclo biológico deles é bastante interessante, pois as larvas pegam carona em himenópteros, geralmente abelhas, até a colmeia pra poder parasitar suas larvas.
     A espécie parece ser uma fêmea de Berberomeloe majalis (Meloidae: Subfamilia: Meloinae: Lyttini). Este interessante blog de Portugal publicou uma bela postagem sobre estes bichinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário