segunda-feira, 22 de abril de 2013

Aranha Armadeira em Minas Gerais

Estou com muito medo, pois esta aranha já apareceu varias vezes na minha casa do lado de fora, porém agora tá aparecendo dentro e tenho duas crianças pequenas.
Ana Flávia de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.
     Ana, eu gostaria de ter uma imagem do lado superior da aranha. Ela me parece ser um macho de aranha caranguejo-gigante da família Sparassidae. Neste caso, a informação é que ela pode picar, mas o veneno é fraco.
     A "possível aranha caranguejo-gigante" passou a ser então um macho de aranha-armadeira Phoneutria sp., identificada paralelamente por Antonio Brescovit e Rômulo Antônio Righi de Toledo, ou seja, ao contrário do que eu disse, ela pica e o veneno é forte.
     De fato, eu não conheço outra aranha com o ventre alaranjado além do macho da Phoneutria, mas não conheço a visão ventral da maioria das aranhas. Foi muito recentemente que descobri que a barriguinha de uma Lycosa é bem pretinha, igual à fêmea da Phoneutria.

Tami: Oi César, resolvi dar palpite aqui porque são informações que a população em geral não tem acesso:
As aranhas-armadeiras (Phoneutrias) representam 1 dentre 3 gêneros de importância na área da saúde (os outros são Loxosceles - aranha marrom; e Latrodectus - viuva negra)! A presença desses animais no domicílio (principalmente se forem encontradas em grande número) devem ser reportadas ao serviço de epidemiologia municipal. A vigilância epidemiológica deverá ir até o domicílio da pessoa que fez a queixa e investigar se há uma infestação, o motivo dessa infestação estar ocorrendo (por exemplo, houve capina em algum lote próximo à sua casa??) e também promover ações que modifiquem o ambiente tornando-o hostil a essas aranhas (remoção de possíveis abrigos, por exemplo) de modo a reduzir e acabar com a infestação. Além disso, passarão informações sobre como agir para evitar acidentes com esses animais.
Ah, lembrando: Aranhas são animais silvestres, protegidas por lei e com importantes funções biológicas. Se não representam risco, devem ser deixadas em paz.

Cesar: Nós temos outras viúvas além de L. mactans, como a curacaviensis e a geometricus, todas elas devem ser tratadas com respeito.

Um comentário:

  1. Oi César, resolvi dar palpite aqui porque são informações que a população em geral não tem acesso:
    As aranhas-armadeiras (Phoneutrias) representam 1 dentre 3 gêneros de importância na área da saúde (os outros são Loxoceles - aranha marrom; e Latrodectus - viuva negra)! A presença desses animais no domicílio (principalmente se forem encontradas em grande número) devem ser reportadas ao serviço de epidemiologia municipal. A vigilância epidemiológica deverá ir até o domicílio da pessoa que fez a queixa e investigar se há uma infestação, o motivo dessa infestação estar ocorrendo (por exemplo, houve capina em algum lote próximo à sua casa??) e também promover ações que modifiquem o ambiente tornando-o hostil a essas aranhas (remoção de possíveis abrigos, por exemplo) de modo a reduzir e acabar com a infestação. Além disso, passarão informações sobre como agir para evitar acidentes com esses animais.
    Ah, lembrando: Aranhas são animais silvestres, protegidas por lei e com importantes funções biológicas. Se não representam risco, devem ser deixadas em paz.

    ResponderExcluir