domingo, 7 de abril de 2013

Mariposa-Vespa em São Paulo

Fotos tiradas hoje pela manhã.
Belíssima espécie, qual seria exatamente?
Obrigado.
David Lynch de São Paulo, capital.
Não há como negar que Dinia eagrus (ou D. aeagrus) (Erebidae: Arctiinae: Arctiini) é uma espécie muito bela. Entende-se que estas mariposas são mímicas de vespas, por isto chamo mariposas-vespa.

David: Muito obrigado pela identificação, certeira!

Atualização 09/04/13: Julian Donahue em What's That Bug? levantou a possibilidade de uma segunda espécie, Dinia mena e acredita que esteja mais para ela. Ele observou que ela está sugando fluidos da planta para se tornar ruim para os predadores. As duas espécies estão registradas para o estado de Santa Catarina.

Agora, eu gostaria de saber se há alguma forma de diferenciá-las. Se comparar esta imagem de D. eagrus, com esta de D. mena, eu continuo preferindo eagrus por causa do "rabinho" vermelho, se bem que isto pode não ser uma boa forma de diferenciar, ou as fontes também podem estar erradas.

2 comentários:

  1. Cara, pelo que eu andei vendo, borboletas muitas vezes são muito difíceis de identificar... com animais de sexo diferentes com padrões diferentes, e animais de espécie diferente com padrão igual! às vezes até gêneros onde o animal é quase igual!..

    ResponderExcluir
  2. Tem mesmo, mas nas famílias maiores, estes casos são exceções. Identificar lepidópteros é em geral muito fácil, por que são muito bem representados com imagens, e estes bichinhos se diferenciam por manchas, coloração das asas, não só analisando a genitália com lupa. Procure imagens de Papilio thoas e Papilio cresphontes. Elas são praticamente idênticas, mas a P. thoas tem uma pintinha a mais nas asas do que a cresphontes. Além de fácil de diferenciar pela pintinha, a informação sobre elas é fácil de encontrar, se fosse em outro grupo...

    ResponderExcluir