terça-feira, 2 de abril de 2013

Mariposa Falcão R.I.P.

Boa noite,
Em menos de 2 meses já apareceram 2 desses insetos na minha casa. Eu moro em uma cobertura, em Copacabana, Rio de Janeiro, e atrás do meu prédio há uma reserva florestal (mata atlântica).
Gostaria de saber se é uma mariposa inofensiva ou se é algum tipo de vespa com ferrão. Como sou alérgica fui obrigada a matá-los por prevenção. Mas se for identificado como um inseto inofensivo posso deixá-lo em paz caso apareça mais algum...
Obrigada!
Adriana de Rio de Janeiro.
     Adriana, eu não posso julgar o quão alérgica você é, mas ainda que esta mariposa-falcão da família Sphingidae fosse uma vespa com ferrão, pra mim, ela teria morrido inocentemente.
     Eu não sei se ela é assim tão escura ou se saiu escura na foto. Eu vou apostar na segunda opção e dar o palpite de que esta era uma Xylophanes tersa (Macroglossinae, Macroglossini) ou uma espécie próxima, já que temos muitas mariposas neste gênero.

Adriana: Obrigada pela rápida resposta!!! Parece ser mesmo a mariposa-falcão que você identificou, ela é mais clara mesmo, na foto saiu escura. Sou MUITO alérgica, já fui para o hospital por 3 picadas de abelhas quando era criança. Como moro sozinha tenho medo de qualquer bicho com ferrão!!! Mas sabendo que é uma mariposa inofensiva se voltar a aparecer alguma a deixarei em paz!

Um comentário:

  1. Obrigada pela rápida resposta!!! Parece ser mesmo a mariposa-falcão que você identificou, ela é mais clara mesmo, na foto saiu escura. Sou MUITO alérgica, já fui para o hospital por 3 picadas de abelhas quando era criança. Como moro sozinha tenho medo de qualquer bicho com ferrão!!! Mas sabendo que é uma mariposa inofensiva se voltar a aparecer alguma a deixarei em paz!!!

    ResponderExcluir