sábado, 27 de abril de 2013

Lagarta Caixão-de-Defunto em São Paulo

Boa tarde, encontrei essa lagarta no jardim da minha casa hoje de manhã(26/04/13). É a primeira vez que avisto ela ou vejo uma espécie desse tipo aqui.Encontrei essa lagarta no pé de arruda, onde também temos um pequeno pé de roma, manjericão vários pés de alecrim e outros de arruda. Como não sabia se ela poderia ser venenosa ou não, peguei um graveto e cutuquei ela levemente, fazendo isso ela liberou essas antenas laranjas exalando um cheiro muito forte e desagradável e um líquido transparente que caiu nas folhas em que ela estava.
Tentei procurar na internet mas não achei nenhum lugar onde pudesse encontrar uma identificação dessa lagarta.
Nicole Pitthan de Jundiaí, São Paulo.

Nicole, esta é a larva de uma borboleta caixão-de-defunto ou espia-só Papilio (Heraclides) thoas. Ela não é uma das lagartas mais atraentes, tem esta aparência para ser confundida com cocô de passarinho e assim escapar dos predadores. Este órgão que saiu de sua cabeça se chama osmetério, ele é comum a todas as borboletas Papilio e serve justamente pra isso, exalar este cheiro forte e escapar dos predadores, além de fazer muitas espécies se parecer assustadoramente com serpentes.

Tenho a impressão de que você notou a sua presença um pouco tarde. Se você permitir (por favor!) ela se tornará uma borboleta linda.

Este documento comprova que ela se alimenta em arruda (Ruta graveolens). Fora as poucas folhas que sua arruda perde e o mal cheiro que exala quando incomodada, ela é um animal totalmente inofensivo.

Nicole: Muito obrigado pela identificação.

4 comentários:

  1. Muito obrigado pela identificação.

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe me dizer por quê esta postagem ficou tão visitada esta semana? Várias pessoas estão pesquisando no Google sobre ela ultimamente.

    ResponderExcluir
  3. Tem varias dessa no jardim da minha casa, onde se encontra varias arrudas. Minha cachorra deu de pegar elas para brincar, ou até mesmo ingerir e nao tenho como ficar tomando conta dela o dia todo. Será que fará algum mau a ela?

    ResponderExcluir
  4. Simone, esta borboleta é tão aparentada que é fácil confundir: http://entnemdept.ufl.edu/creatures/citrus/giantswallowtail.htm
    O texto diz que são tóxicas pra pequenos predadores, mesmo assim alguns pássaros a comem. O mesmo serve certamente pra essa lagarta aqui. Agora, quanto à alimentação dela, ela pode ser mais tóxica por que a outra se alimenta em Citrus. O chá de arruda é abortivo.

    ResponderExcluir