segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aranha Papa-Moscas Thyene no Rio de Janeiro

Oi, Cesar!
No mesmo dia que encontrei a aranha com patas vermelhas. Achei essa aqui também, ultimamente tem aparecido muitas aqui.
Ela estava em uma folha nas minhas plantas, achei engraçado por que quando me aproximei ela mexeu a cabeça parecia estar notando que eu estava olhando,quando a prendi no copo pra tirar a foto ela ia pra longe da camera,rodou o copo todo, foi dificil conseguir bater foto de cima,foi muito estranho,juro que ela olhou pra mim rsrs
Achei ela parecida com as populares papa moscas, que fica na parede, na forma de se movimentar,mas nunca vi papa mosca preta e amarela.
Chamei ela de aranha do batmam porque o desenho que tem sobre a cabeça parece com o morcego simbolo do batmam. hehehe
Thaís Guimarães de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
Com certeza, Thaís, esta aranha é uma autêntica papa-moscas da família Salticidae, e eu digo que daria pra identificar só pela sua descrição do modo que ela te olhou quando você se aproximou. Salticídeos são aranhas muito curiosas, sempre nos olhando de um jeitinho muito simpático, característica que até as torna difíceis de serem fotografadas por trás.

Atualização Nov/2016: O dr. Antonio D. Brescovit acredita que seja uma Breda sp.

Atualização Mai./2.019 - Alexandre Michelotto: Este é um macho de Thyene cf. coccinoevittata, introduzida no Rio de Janeiro e Espírito Santo, provavelmente por navios vindo da África, segue o link do artigo da introdução.

Um comentário:

  1. Aranha Batman... rsrs.. realmente ela tem estilo... Muito linda essa pequenina.

    ResponderExcluir