sábado, 27 de abril de 2013

Aranha Cinzenta Caseira no Espírito Santo

Bom dia Cesar,
Não conheço muito bem aranhas que fazem teias, então não vou arriscar um chute.. rsrs... essa pequenina tem 1,1 cm, como eu já disse, vive fazendo teias e sempre que eu tentava colocá-la em um local mais iluminado ela fugia para algum canto mais escuro.
achei que as fotos poderiam não ser suficientemente interessantes, então gravei um videozinho que o youtube fez o favor de deixar a imagem extremamente nítida...
Heitor Scardua de Pancas, Espírito Santo.


     Aranhas são pra mim também bichinhos muito difíceis. Algumas eu reconheço de pronto, mas dar conta de um país com mais de 4.000 espécies, não é pra qualquer um não:

Antonio Brescovit: Oi, esta e uma Zosis geniculatus, Uloboridae comum dentro das casas e
prédios e cleptoparasita em teias de varias especies de aranhas.
Abracos.
Antonio

Cesar: Obrigado Antonio. O que posso acrescentar é que o indivíduo fotografado é claramente um macho.
     Outra coisa bem interessante: As pessoas sempre têm me perguntado se determinada aranha é venenosa e eu respondo que sim, quase todas as aranhas são venenosas, inclusive as minúsculas e inofensivas (exs.: 1 e 2), o que acontece é que o veneno da maioria é inofensivo para nós humanos. Esta aqui, é exceção à regra, pois a família Uloboridae é uma família de aranhas totalmente sem veneno.
     Mais uma coisa: é normal nomes de espécies terminadas com -us, serem aceitas também se escritas com -a. Por isto, Zosis geniculata é também um nome bastante usado para esta espécie. As fontes em inglês têm sempre chamado estas aranhas de grey (gray) house spider, "aranha-cinzenta caseira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário