terça-feira, 5 de março de 2013

Mariposa Olhos-De-Coruja Gamelia no Rio de Janeiro

Fazendo uma trilha na Serra da Cruz em Macaé-RJ encontrei uma mariposa/borboleta que me deixou muito curioso em saber o seu nome.
O local onde foi fotografada é numa base de serra com floresta de Mata Atlântica tendo vários rios e cachoeiras.
A altitude do local não passa dos 150m.
Agradeço muito se puderem identificar na foto anexa.
Paulo de Arujá, São Paulo.
Paulo, se uma das dúvidas era se esta é uma borboleta ou mariposa, esta é uma mariposa e posso te garantir que da família Saturniidae, subfamília Hemileucinae. O problema é que assim que abri as imagens achei que seria muito fácil determinar a espécie, mas não consegui. O gênero mais conhecido destas mariposas olhos-de-coruja é o Automeris, mas há poucas espécies de Automeris com estas impressionantes "pupilas" no centro do olho como A. egeus (cuja coloração é bem diferente). Há outros gêneros como Gamelia, Gamelioides ou Leucanella e você pode ver muitos exemplos juntos em Fauna Paraguay.

Se cedo ou tarde conseguirmos identificar a espécie exata, eu te aviso por e-mail.

Paulo: César, agradeço sua atenção e caso consiga identificar, ficarei grato em me informar. Abçs.

Atualização 25/07/2.014: Mês passado, o Wolf me disse acreditar que se trata de Gamelia rubriluna ou Gamelia catharina. O impressionante pra mim continua sendo as pupilas pretinhas nos ocelos das asas. Uma ilustração de uma fêmea de Gamelia abas mostra este detalhe (não se vê aqui), creio que podemos bater o martelo em Gamelia sp.

Na verdade, isto só nos retorna à discussão original nos comentários.

2 comentários:

  1. Estou apostando em Gamellia, de uma olhada no site:

    http://www.boldsystems.org/index.php/Taxbrowser_Taxonpage?taxon=Gamelia%20rindguayana

    ResponderExcluir
  2. Em BoldSystems http://www.boldsystems.org/index.php/TaxBrowser_Taxonpage?taxid=6151 eu olhei todos os gêneros, um por um, nenhum me convenceu. Poucas Gamelias têm o pontinho no meio do olho e eu ainda percebi que numa mesma espécie ele pode estar presente ou ausente, veja este exemplo: http://www.boldsystems.org/index.php/Taxbrowser_Taxonpage?taxon=Gamelia%20anableps
    Na imagem onde ela está cheia de alfinetes não se vê este pontinho, isto confunde demais!

    ResponderExcluir