sexta-feira, 8 de março de 2013

Cigarrinha-das-Pastagens em Minas Gerais

Oi César!
Tem como identificar esse mariposinha vermelha (se é que é uma mariposa) q estou enviando? Encontrei na Floresta do Uaimi-i, em Ouro Preto - MG.
Tami de Altinópolis, São Paulo.
Oi Tami! Esta não é uma mariposa não! É uma cigarrinha-das-pastagens da família Cercopidae (Hemiptera, Auchenorrhyncha).

Muito embora eu não tenha conseguido identificar a espécie, encontrei uma imagem dela registrada em Ecoport. Ela não me parece estar entre as principais espécies que causam prejuízo para o pasto. Em Ourofino Agronegócio, uma espécie de Cercopidae é chamada cigarrinha-das-raízes.

Em janeiro, um bichinho destes demonstrou um comportamento estranho comigo. Eu tentei fotografá-lo por vários ângulos, mas não importa de que lado eu virasse, ele se virava também e vinha ao meu encontro.

Atualização Jan./2.019 - Lucas Rubio: Concordo com Tomaspis, uma forma de Tomaspis furcata.

6 comentários:

  1. Olá César!

    Deixa eu recomendar um site neste assunto que pode ajudar:

    http://naturalhistory.museumwales.ac.uk/sharpshooters/home.php?

    Hoje em dia existem destas maravilhosas bases de dados. A base acima com certeza deve possibilitar identificar ao menos o gênero do espécime, se houver alguns "suspeitos" para comparar.

    Depois quando eu tiver mais algum tempo eu posso tentar encontrar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela dica, eu havia caído neste site em uma pesquisa antes de lançar oficialmente o Insetologia, muito obrigado por me lembrar, preciso me organizar melhor. Por causa disso, acabei vendo que eu também não postei a imagem onde pensei ter usado, deve estar nos meus arquivos. Esta página, parece servir apenas para Cicadellidae: Cicadellinae, não penso que servirá para Cercopidae. Mas muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  3. acho que estás certo... mas como tem certeza de que é um Cercopidae? Na foto está difícil de afirmar!.. Realmente a foto do seu link é do mesmo animal!

    ResponderExcluir
  4. Se estiver me perguntando sobre: "um ou dois espinhos robustos sobre as tíbias traseiras, e uma argola de espinhos no ápice" (ou algo assim, traduzi do inglês), eu não sei te dizer, realmente não dá pra saber pela foto.
    Pra mim, toda a morfologia é de Cercopidae.

    ResponderExcluir
  5. Segundo o link abaixo, poderia ser uma Tomaspis sp.?

    Dê uma olhada... outra fonte poderia ter mais espécies do gênero...

    Abraço!

    http://hemiptera-databases.org/cool/database.php?db=cool&lang=es&card=images

    ResponderExcluir
  6. Tomaspis parece uma boa aposta. Só estou achando que a carinha dela é bem diferente, não sei se pelo ângulo da foto. Aqui tem mais espécies, mas nenhuma igual: http://www.sil.si.edu/digitalcollections/bca/navigation/bca_18_02_01/bca_18_02_01showplate.cfm?id=369

    ResponderExcluir