sábado, 23 de março de 2013

Borboleta Riodinidae em São Paulo

Saudações Cesar.
Seria possivel a identificação desta borboleta.
Encontrei ela na borda de uma mata.
Abraços.
Marquinhos.
Marcos Cesar Campis de Morro Agudo, São Paulo.
Marcos, esta pequena é muito lindinha, mas pertence a um grupo muito difícil mesmo para especialistas. Espero que família Riodinidae, subfamília Riodininae, tribo Riodinini seja considerada uma boa identificação.

"Entre as Riodinidae neotropicais, existe um grupo de gêneros - Chalodeta, Detritivora, Calephelis, Charis e Dachetola que são caracterizadas por terem uma faixa submarginal alaranjada ou castanha, contendo uma série de pontos negros, ladeada  por linhas de tons prateados. Os machos da maioria das espécies deste grupo têm uma cor de fundo quase negra ou marrom escura. As fêmeas são geralmente maiores, e suas asas ligeiramente mais claras tendem a ter margens externas mais convexas. Na maioria dessas espécies, ambos os sexos têm um padrão distinto de manchas escuras em ambas as superfícies das asas, embora em algumas a cor de fundo do lado superior seja tão escura que as manchas são imperceptíveis.
Distinguir a espécie é muitas vezes difícil, e pode ser problemático mesmo decidir a qual gênero uma borboleta pertence. Muitas espécies têm, de fato, sido transferidas de um gênero a outro à medida que os taxonomistas descobrem mais sobre a sua biologia. É interessante notar que duas espécies colombianas divertidamente chamadas Charis ma e Charis matic (honestamente!) Por Harvey & Hall em 2002, já foram renomeadas pelos nomes menos bajulantes de  Detritivora ma e Detritivora matic. O nome deste último gênero refere-se ao fato de que as larvas se alimentam de detritos (folhas em decomposição) no solo das florestas." (tradução minha)

Uma boa forma de prosseguir a pesquisa seria procurar por documentos que registrem as espécies ocorrentes na região, mas não tive sucesso em encontrar imagens que combinem perfeitamente com esta. Devido às marcas metálicas características das espécies de Riodinidae, eu gostaria de saber: As linhas azuis nas imagens é consequência de reflexos, efeitos de iluminação na foto ou ao vivo ela era realmente neste azul tão intenso?

Marquinhos: Saudações Cesar.
Obrigado pela id.
Realmente ao vivo ela possui estas cores amarelo e azul metalico intensos.
Para voce ter uma idéia aquelas borboletas pretas com cor laranja neste local achei varias, mas esta ai da foto somente uma.
Acredito que existam mais no mesmo local.
Abraços.
Marquinhos.

Cesar: As Riodinidae sempre me parecem raras. Até por isto marco Papilionidae, Nymphalidae e Hesperiidae com tags específicas, mas as Riodinidae está como "outras borboletas".

Um comentário:

  1. Saudações Cesar.
    Obrigado pela id.
    Realmente ao vivo ela possui estas cores amarelo e azul metalico intensos.
    Para voce ter uma idéia aquelas borboletas pretas com cor laranja neste local achei varias, mas esta ai da foto somente uma.
    Acredito que existam mais no mesmo local.
    Abraços.

    Marquinhos.

    ResponderExcluir