sábado, 2 de fevereiro de 2013

Opiliões em Brasília

Oi Cesar! Gostaria muito de saber quem sao essas gracinhas que achei debaixo de uma pedra em um terreno baldio em Brasilia-DF no dia 30/01/2013 durante o dia. Sao aranhas inofensivas, e estavam interagindo juntas no mesmo local, seria um casal? me deixou muito curiosa pois geralmente os machos sao bem menores e muito diferentes e nesse caso a diferenca eh bem pequena, notei tambem que as gracinhas nao tecem teias.
Muito obrigada!!!!!
Barbara, Brasília, Distrito Federal.
Uma vez, um opilião (Opiliones) aqui em São Paulo me pediu por favor, pra eu dizer pra todos que ele não é uma aranha. Os de Brasília, devem ter o mesmo sentimento. Eles não fazem a menor ideia de como suas primas, as aranhas, conseguem tecer aquelas teias. Todavia, apesar de não possuírem veneno, não são assim tão inofensivos. Alguns podem produzir um odor como defesa. Acabo de perceber que em geral, fontes em inglês dizem que não picam, fontes em português dizem que raramente picam, mas se picar será dolorido, vou pedir ajuda para esclarecer esta questão.

Ao se sentir em perigo, eles podem deixar uma perninha pra trás. Pra que isto não ocorra, prefiro não manuseá-los.

Quanto ao sexo dos indivíduos, este artigo diz: "A diferença entre machos e fêmeas está no tamanho, cor e proporção dos apêndices. Normalmente, machos possuem o corpo menor, mais curto e com cores mais vivas do que as das fêmeas; entretanto, as marcas nas fêmeas tendem a ser mais nítidas. Machos têm pernas mais longas, além de granulações e espinhos mais nítidos" (tradução minha). Creio que na imagem de cima, o macho está acima da fêmea, já acreditava nisso por que é visível que o seu abdome parece terminar onde começam as pernas traseiras. Fêmeas em geral, tanto de aracnídeos como de insetos possuem o abdome maior, onde se desenvolvem os ovos.

Barbara: WoWww!!!! Obrigada Cesar, por mais um aprendizado!!!!!!!!! achei tao bonitinho e nunca tinha ouvido falar ainda dessa ordem Opiliones!!!! valeu e pode deixar que pedirei desculpas aos opilioes :P hehehehe LoL!!!!!!

Atualização 04/02/13: De acordo com Ricardo Pinto da Rocha, pesquisador da USP, ao contrário do que afirma a Wikipedia: "sua picada é dolorida, apesar de serem muito raros os casos de picadas por esses animais", opiliões não picam, não mordem e não transmitem doenças.

Um comentário:

  1. Realmente eles soltam um odor terrivel,parecido com o dos barbeiros,porém muito forte

    ResponderExcluir