domingo, 10 de fevereiro de 2013

Megalóptero em São Paulo

Boa tarde Cesar! Mais uma vez estou aqui com caras diferentes para serem identificados, aliás muito obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog!
Esse cara alado foi encontrado no chão em PETAR/SP. Estava completamente parado com as mandíbulas abertas. As antenas se mexiam lentamente até que ele resolveu caminhar e parou novamente por um longo período.
Gde abraço
Renato de Indaiatuba, São Paulo.
     Renato, este bicho impressionante pertence ao gênero Corydalus (Megaloptera, Corydalidae). A ordem Megaloptera era, antigamente, considerada parte da Neuroptera. As larvas deste inseto são predadoras. Quando adultos, provavelmente não se alimentam, morrem em poucos dias.
     Machos têm mandíbulas enormes que, apesar de assustadoras, são incapazes de morder e são usadas durante o acasalamento. Esta, uma fêmea, é capaz de dar uma mordida dolorosa.
     Não garanto a espécie, mas a mais comum no Brasil é Corydalus affinis. Dom Escobar afirma que são conhecidos por rei dos insetos, mas não encontrei outras fontes os chamando assim e, fora este, não conheço nomes comuns. Muitas fontes os chamam formiga-leão, mas formigas leões continuam sendo neurópteros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário