segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Gorgulho-das-raízes-dos-citros em São Paulo


       Este eu creio que seja um dos gorgulhos mais bonitos que eu já vi. Ao tentar identificá-lo uma surpresa. Encontrei duas imagens (e parecem ser as duas únicas na internet), ambas com morfologia e padrão das listras idênticos, com apenas um probleminha: a cor delas é totalmente diferente. A espécie é Naupactus rivulosus, vejam as imagens AQUI e o segundo desta imagem AQUI.
      Estando certo de que deveria se tratar da mesma espécie, pesquisei mais um pouquinho e cheguei neste documento AQUI. É uma chave de identificação, não possui imagens, mas a descrição resolve o problema:
3 - Olhos muito convexos. Pronoto com borda anterior curvada e com um sulco mediano longitudinal. Pronoto + élitros com listras com escamas de coloração vermelha, amarela, laranja ou esverdeada .................. Naupactus rivulosus (Olivier)
     Portanto, gorgulho identificado, Naupactus rivulosus, (Curculionidae, Entiminae, Naupactini), com presença confirmada em São Paulo no mesmo documento, o qual diz:
"Sua importância está relacionada aos danos causados principalmente pelas larvas que, dependendo do nível de dano produzido nas raízes, podem causar o declínio precoce das plantas e facilitar a disseminação de patógenos, tais como Phytophthora spp., causadores da gomose dos citros. Em menor escala, os danos podem ser causados também pelos adultos que consomem folhas, sendo importantes em plantas jovens."

Nenhum comentário:

Postar um comentário