quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Esperança do Líquen em Santa Catarina

As vezes nos deparamos com cenas inusitadas e imperceptíveis num primeiro instante.
Existem outros momentos em que nossos olhos captam imagens que fogem dos padrões e é nesta situação que percebemos momentos mágicos, imagens que não podem deixar de serem registradas como este gafanhoto exótico, fotografado no centro de manejo da fazenda.
Íntegra da postagem no link digiphotus.blogspot.com.br
Imagens DigiPhotus: Blogger Flickr
Para começar bem o ano, estou postando as imagens deste animal magnífico, uma esperança do líquen, da tribo Dysoniini (Tettigoniidae: Phanetopterinae). A princípio, eu havia identificado como Markia sp. (este do vídeo abaixo, notem os grandes chifres no pronoto), mas vejo que esta aparência é característica comum de diversas espécies desta tribo. Os gêneros mais prováveis são Machimoides e Apolinaria, com mais tendência a acreditar no segundo pela aparência do pronoto (este escudo no pescoço) e da posição do "chifre"..

A escassez de informação sobre a ocorrência de espécies de Dysoniini é incrível, espero um dia podermos definir com precisão a espécie deste aqui registrado. Por enquanto, minha melhor identificação é Esperança do Líquen Dysoniini sp., estou contatando especialistas na "esperança" de conseguir mais informações.

Artour_a: Cesar
I think it's Apolinaria cf hygracantha or a closely related species btw, I reidentified the spiny katydid on flickr, I think it's closer to Apolinaria than to Machimoides, but there is an opinion that the two genera are the same.

Cesar: Thank you so much, Artour. O que ele está dizendo é que se trata de Apolinaria sp., provavelmente Apolinaria hygracantha ou uma espécie muito próxima, embora existam opiniões entre os biólogos de que Apolinaria e Machimoides devem ser considerados o mesmo gênero.

2 comentários:

  1. Não posso evitar de fazer um comentário sobre esta bela esperança, que também já tive a felicidade de observar e a sorte de fotografar, e que foi muito difícil conseguir sua identificação.

    Mas com ajuda de um especialista na subordem Ensifera, o Dr. Assis de Mello, que comentou numa das imagens que publiquei no Flickr, fiquei sabendo que se trata de uma espécie do gênero Machima, e não Machimoides, como eu também cheguei a suspeitar.

    Caso tenha interesse em conhecer as imagens que registrei dessa espécie, nas três ocasiões em que pude observá-la, as fotografias estão em meu Flickr, e poderão ser vistas utilizando o link que incluo no final deste comentário.

    Na primeira ocasião em que observei esta esperança, o indivíduo, assim como o que vejo da primeira imagem do seu artigo, era uma fêmea. só que portava o espermatófaro deixado pelo macho após a cópula, e considero ser aquela a melhor imagem que já registrei de um inseto, entre todas as que exponho em meu Flickr.


    ================================================================
    Link pas as miniaturas das imagens de Machima sp. em meu Flickr:
    http://www.flickr.com/search/?w=77278392@N00&q=Machimoides
    ================================================================

    Parabéns pelo registro das imagens e obrigado por divulgá-las.


    Antonio CBC Lopes

    ResponderExcluir
  2. Aparentemente, é exatamente a mesma espécie. Estou confuso, Antonio, por que as três espécies de Machima registradas em Orthoptera speciesfile têm as asas muito mais compridas do que este:
    http://orthoptera.speciesfile.org/Common/basic/Taxa.aspx?TaxonNameID=1138349

    ResponderExcluir