sábado, 1 de dezembro de 2012

Larva de Vaga-lume em Minas Gerais

Inseto Peçonhento

Boa noite pessoal!
Sempre na época de chuva ocorre um inseto muito estranho aqui em casa, tenho filhas pequenas e tenho medo de ser um peçonhento.
Possui coloração preto com laranja, lembro que amarelo com preto costuma ser perigoso e tal.
Ele parece um tatuzinho,porém não enrola.
move-se com as pernas mas a cauda auxilia na locomoção.
Possui perninhas pontiagudas,quase tudo nele parece ser pontiagudo, expressando (subjetivamente): espinho, ferrão, dolorido, etc.
Gostaria de saber se é perigoso.
Desde já agradeço.

Evandro de Uberlândia, Minas Gerais
     Olá mais uma vez, Evandro!
     Primeiro de tudo, lembre-se que as cores quentes juntas com o preto costumam representar na natureza o perigo de o animal ser venenoso mas, geralmente, não peçonhento. Salvo casos como a cobra coral, estas cores indicam "não me coma".
     Todavia, esta criaturinha é uma inofensiva larva de vaga-lume ou pirilampo da família Lampyridae. As larvas de vaga-lumes desta família costumam se alimentar de pequenos animais como lesmas. Adultos muitas vezes nem se quer se alimentam, embora as fêmeas do gênero Photuris são conhecidas por atrair os machos Photinus usando o padrão de luzes das fêmeas destes. O macho pensa que está ganhando uma garota, mas está na verdade perdendo sua vida. Photinus possuem uma química defensiva que os torna ruins de mais para serem saboreados. Photuris não possuem naturalmente esta química, por isso se alimentam de Photinus, com a intensão de adquirirem esta substância.
     Falando em fêmeas, se alguma vez você vir isso AQUI, não se assuste, não se trata de um ato covarde de pedofilia. As fêmeas de muitas espécies de lampirídeos nunca deixam seu aspecto larval. Esta página (em inglês), ajuda a diferenciar as fêmeas adultas das larvas, e inclusive de outras larvas de aspecto similar.

Evandro: Boa tarde Cesar!
Fico aliviado e agradeço novamente pelo trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário