segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Besouro-Tigre no Rio de Janeiro

Oi, tudo bem?
Esse inseto bonito possui duas marcas nos élitros(?)
que ao vivo, para mim pareceram um dourado fosco, mas na foto ficaram amarelas. Estou na dúvida quanto a minha percepção da cor.
Lúcia Lopes, Cordeiro-R.J. - 08/12/2012
     Cicindelas ou besouros-tigre (Carabidae, Cicindelinae; antiga família Cicindelidae) são predadores vorazes tanto em fase adulta como em fase larval. Muitos se referem a eles como os insetos mais rápidos do mundo, outros ainda como o animal mais rápido, levando em conta o seu tamanho. Sâo muito comuns em lugares arenosos como praias e desertos, mas algumas espécies são arbóreas e existem tanto espécies noturnas como diurnas.
     O que mais me chamou a atenção neste exemplar é o protórax que parece invertido: mais largo próximo ao corpo e mais estreito próximo à cabeça, quando o normal é o contrário, o que me levou a este exemplar AQUI e este AQUI ambos do gênero Distipsidera. Outro muito semelhante é este AQUI (africano), mas a melhor aposta seria Oxycheila tristis, registrado no Rio de Janeiro em Carabidae Of The World e grafado como O. tristes AQUI, e a melhor imagem disponível na internet parece ser a deste casalzinho em TreckNature.
     Por curiosidade, muitos longicórnios têm o aspecto muito semelhante como pode ser visto AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário