segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Tesourinha no Rio de Janeiro

Foto: Maxwel Rocha - Blogger Flickr
     Tesourinha, rapelho ou bicha-cadela são nomes comuns a todos os insetos da ordem Dermaptera. Todos os dermápteros possuem morfologia muito similar, em geral com asas atrofiadas, raramente funcionais e que são facilmente identificados pelas pinças que possuem na extremidade do abdome que lhes dão o nome comum, usados para a reprodução e como forma de defesa.
     São extremamente sensíveis ao calor e ao tempo seco, por isso costumam procurar lugares escuros e úmidos para se abrigar. São em geral animais saprófagos, ou seja, se alimentam de restos orgânicos, porém a principal espécie no Brasil, Doru luteipes da família Forficulidae é predador de outros insetos e importante controlador de pragas principalente na cultura do milho, e esta é provavelmente uma fêmea desta espécie. O gênero Doru é identificado pelo tom amarelado nas laterais do tórax.
     Dermápteros são praticamente inofensivos aos seres humanos, embora possam segregar uma substância malcheirosa e, como já dito, usar as pinças como defesa. De acordo com Dedetização, a Doru luteipes, possui um ciclo médio de 210 dias (o que é considerado muito para um inseto), com 7,5 dias de incubação e 34 dias de período ninfal. Quando ninfa, o indivíduo passa por quatro ínstares para se tornar adulto. Wikipedia nos dá mais uma série de nomes comuns: lacrainha, bicho-da-lenha, rapino, raspelho e tesoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário