terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mosca Predadora Condylostylus em São Paulo

Esta é uma mosca verde-metálica do gênero Condylostylus. Esta foi fotografada no bairro de Pirituba, São Paulo. Emater (pág. 46) descreve esta mosca assim:

Identificação científica: Condylostylus spp. (Diptera: Dolichopodidae)

Nome popular: mosca-de-pernas-longas

IMPORTÂNCIA: mosca predadora tanto na fase larval quanto adulta. Alimenta-se principalmente de invertebrados de corpo mole como ácaros, trípes, pulgões, pequenas moscas; oligoquetas, que é um grupo de seres que vivem no solo, como as minhocas e; psocópteras, que são insetos de vida livre que vivem agrupados em galhos de plantas frutíferas. Essa espécie de mosca pode também alimentar-se de larvas de besouros e de pequenas lagartas. É abundante em diversos habitats úmidos, principalmente sobre pântanos e córregos, além de troncos e casca de árvores, áreas com lama e margens de rio. Esse predador é considerado importante agente de controle biológico de diversas pragas.

DESCRIÇÃO: apresentam metamorfose completa durante o desenvolvimento, ou seja, desenvolvem-se a partir de um ovo, passam pelos estágios de larva e pupa antes de se tornarem adultas. Estas moscas medem entre 8 e 9 mm de comprimento, possuem corpo delgado e colorido metálico brilhante que podem ser verde, azul ou dourado, e alguns reflexos prateados. Algumas características são evidenciadas nesse grupo, como pernas longas, tórax de cor metálica, olhos grandes, antena com aristas (semelhante à cílios) e asas com nervuras reduzidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário