quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Embuá ou Piolho-de-cobra (Diplópode)

Este é um animal da classe Diplopoda conhecidos por embuás ou piolhos-de-cobra. Em geral, tendem a enrolar-se quando incomodados (este não esboçou tal reação) ou liberar uma toxina que, para humanos, em geral não é perigosa, mas em Scielo.br há o registro de uma lesão grave causado por alguém que pisou em um. Informações sobre a espécie da foto, favor, usem os comentários.

3 comentários:

  1. Tenho certeza que nao sou alergica (abuso de diplopodas especialmente "shongololos") mas ja li que algumas pessoas podem sofrer reacoes alergicas, pois me parece que todos os diplopodas sao capazes de liberar essa toxina.....na minha opiniao isso eh muito raro.Tenho fotos com shogololos no meu rosto.

    ResponderExcluir
  2. Me parece mesmo ser raro, talvez algumas espécies sejam mais propensas a fazer isto. Pisar neles descalço me parece ser bem mais perigoso: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5b/Millipede_toes_toxin_diplopoda.png

    ResponderExcluir
  3. Eu que nunca vou pisar nessas criaturinhas fofas. Mas onde eu moro tem muitas Cesar, eh bom saber para andar sempre de chinelo valendo para meu filho tambem que sempre fica pegando.

    ResponderExcluir